segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

2014 Avaliação Contínua 1 - Debate

2014 - 1tri - 1ano - Avaliação Contínua 1 - Debate

  • A classe de dividira em duas duplas.
  • Cada dupla terá que defender um dos conceitos seguintes:
    • a Luz como partícula
    • a Luz como onda
  • Para tal, as duplas terão que se munir de argumentos e provas de que a luz se comporta da maneira que lhes foi atribuída a defender, para tanto, procurar dados:
    • históricos (teorias sobre a luz de todas as épocas)
    • cientistas importantes que teorizaram sobre a luz
    • experimentos que comprovem a teoria que a dupla defende
    • explicação mais recente do comportamento luminoso
  • Na data marcada, cada dupla deve trazer duas páginas de pesquisa impressa, mais um resumo de uma página sobre o que foi pesquisado.
  • Ainda na data marcada será realizado um debate no qual cada dupla defenderá sua teoria com argumentos.


Obs.: Já se sabe que a luz se comporta como uma partícula-onda, mas imaginemo-nos como cientistas do passado, antes que essa dualidade da luz fosse observada.

2014 - 1tri - 2ano - Avaliação Contínua 1 - Debate

  • A classe de dividira em duas duplas.
  • Cada dupla terá que defender um dos conceitos seguintes:
    • o Aquecimento Global como efeito das ações do homem
    • as Mudanças Climáticas como sendo cíclicas no planeta Terra
  • Para tal, as duplas terão que se munir de argumentos e provas de que a luz se comporta da maneira que lhes foi atribuída a defender, para tanto, procurar dados:
    • épocas geológicas de altas e baixas temperaturas
    • cientistas importantes que teorizaram sobre as mudanças climáticas
    • evidências que comprovem a teoria que a dupla defende
    • independente da causa, é possível reverter a situação? Como?
  • Na data marcada, cada dupla deve trazer duas páginas de pesquisa impressa, mais um resumo de uma página sobre o que foi pesquisado.
  • Ainda na data marcada será realizado um debate no qual cada dupla defenderá sua teoria com argumentos.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

17/02/14 - Atrito

Bom dia, queridos alunos! Hoje nós vamos falar sobre ATRITO...


Vídeo 1
As Listas Inseparáveis


Vídeo 2
Atrito


Vídeo 3
Atrito Estático e Dinâmico


Vídeo 4
Atrito de (ou Resistância ao) Rolamento

Vídeo 5
As Listas Inseparáveis 2


Figura 1
O Náufrago produz Fogo


Figura 2
Fogo por Atrito da Madeira


Figura 3
Fogo por Atrito da Madeira 2


Figura 4
Fogo por Atrito da Madeira com Duas Pessoas


Figura 5
Pederneira


Figura 6
Fósforo