sexta-feira, 30 de agosto de 2013

30/08/13 - Resumo de Aula

Vídeo Fibra Ótica (que ficou da aula passada)
Não funcionou direito

Vídeos Prisma

11:20

Leitura p.115 até 119

Pesquisa adiada para 04/09

Unidade 16, cap. 5 , Casa A 1, 2, 3 e 4 para 11/09

28/08/13 - Resumo de Aula

Blog Fotos e Vídeos

11:20, problema na Internet

11:30, Leitura p. 105

11:35 Entrega e Correção da Prova

30/08/13 - Prismas Triangulares

Bom dia, queridos alunos! Hoje veremos como os prismas (e lentes) podem decompor, recompor e refletir a luz.

Vídeo 1
Experimento de Newton com Prismas

Vídeo 2
Prisma de Reflexão Total

terça-feira, 27 de agosto de 2013

28/09/13 - Dioptros Planos

Bom dia, queridos alunos... Hoje continuamos com algumas peculiaridades do Fenômeno da Refração.

Figura 2
Reflexão sob a Água

Figura 3
O Erro do Pescador Iniciante


Figura 4
Aves Pescadoras


Figura 5
Aves Pescadoras


Vídeo 1
Ave Pescadora


Figura 7
Água na Pista?


Figura 8
Miragem no Deserto


Figura 9
A Explicação do Fenômeno

Vídeo 2
Formação de um Falso Oásis


Figura 11
Como ela é por Dentro


Figura 12
Como a Luz Viaja por Ela


Figura 13
Conectores de Fibra Ótica

Vídeo 3
A Fabricação da Fibra Ótica

***

TAREFA para CASA
ENTREGAR na Próxima Aula, dia 30 de agosoto de 2013

Uma pesquisa impressa de no máximo 2 páginas e
um resumo manuscrito (à caneta) de no máximo uma página, sobre:

AS APLICAÇÕES DA FIBRA ÓTICA EM DIVERSAS ÁREAS

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

21/08/13 - Um Jogo e um Puzzle com Barcos

Segue o link para o joguinho educativo "Leve o Barco até a Ilha"



E para o Puzzle "O Chapéu Perdido", do jogo de NintendoDS "Professor Layton and the Curious Village".

CVW015

21/08/13 - Resumo da Aula


Capítulo 16 e Revisão para a Prova
  • Desafio Prof. Layton Barco e Chapéu
  • Jogo do Barquinho no Poli-Bentinho Física
  • Leitura p. 80 e 81
  • Revisão p Prova
    • Dicas do Que Estudar para a Prova
  • Dúvidas
    • Espelhos Convexos, Formação de Imagem.
    • Unid 27, Classe 1, 2 e Casa B 5.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

16/08/13 - Plantão



  • Exercícios p.67, apostila 1 de Física 2.
    • Classe 1
    • Classe 2
    • Casa A 1
  • Dúvida de Mecânica
    • Unidade 23 - Ex. Casa 4

16/08/13 - Resumo da Aula

Vídeos, Imagens, Experimentos e Refringência

  • Vídeos e Imagens, no Blog
  • Experimento com Caneta e Copo com Água
  • Estudo da Refringência Invisibilidade do Vidro na Glicerina
  • Estudo do Arco-Íris
  • Velocidade da Luz Branca e outras Cores
  • Índice de Refração
  • Exemplo p. 155

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

16/08/13 - O Arco-Íris etc.

Bom dia, queridos alunos... Aqui vai um vídeo muito bonitinho sobre o Arco-Íris.

 
De Onde Vem o Arco-Íris?


Caneta no Copo com Água (Vista Lateral)


Lápis no Copo com Água (Vista de Cima)


Invisibilidade com Vidro e Glicerina

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

14/08/13 - Resumo da Aula

Vídeo, Atividade e Espelhos Esféricos
  • Vídeo Mirage Maker
  • Atividade em Sala: Colher como Espelho Côncavo e Convexo
    • Descrição no Caderno e Comentários
  • Resumo das Respostas na Lousa e Explicação
    • Explicação dos Espelhos Côncavos e Convexos
  • Formação de Imagem
    • Esquema para Determinação da Imagem
  • PROVA TRIMESTRAL
    • Dia 23/08
      • Física 1 (Apost. 2 e 3) Caps. 12 a 15
      • Física 2 (Apost. 1) Caps. 4 e 5

terça-feira, 13 de agosto de 2013

14/08/13 - Espelhos Esféricos

Bom dia! Começaremos hoje com um vídeo muito interessante!

Mirage Maker - O Criador de Miragens - Holograma

2013 1ano 2tri - Tarefa2: O Telescópio Hubble

Boa tarde, querido aluno! Como tarefa para sexta-feira, dia 16/08, assista este vídeo até os 11min e faça um breve resumo individual, manuscrito à caneta. Leia com atenção as instruções abaixo.


O resumo deve conter:

1. Cabeçalho completo: com Nome e Data.

2. Sinopse: Uma introdução de 2 linhas dizendo do que se trata o vídeo.

3. Pontos Principais: as informações mais importantes do vídeo e as que mais lhe chamou atenção (de 8 a 15 linhas).

4. Dúvidas: se tiver alguma dúvida sobre o vídeo, escrever também.

BOM TRABALHO!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

09/08/13 - Plantão

PLANTÃO 13h

Caderno do Aluno
P. 31 ex. Classe
1. OK
2. OK

Dúvidas
Física 1: Cap. 12 p. 96 (Graf.)
             Cap. 11 p. 92 (Prob. 1)

Casa A
1. OK
2. OK
Casa B
Experimento

Término 14:33h

09/08/13 - Resumo da Aula

Revisão, Lançamento Vertical e Exercícios
  • Revisão das Teorias de Aristóteles e Galileu
  • Leitura Comentada das p. 67 a 69
  • Exercício p. 70
  • Applet sobre Lançamento Vertical (Acesse Aqui)
  • Estudo das p. 73 a 75
  • Exercício p. 76
  • Tarefa para dia 21/08: Ex. CASA A, 1, 2, 4 e 4 - Individual.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

07/08/13 - Debate Aristóteles x Galileu

Bom dia, queridos alunos!

Na aula de hoje faremos um debate sobre o Movimento dos Corpos de acordo com Galileu e Aristóteles.

1. Começamos nos dividindo em 2 grupos, um defenderá cada pensador.

2. Agora vamos tentar discutir sobre os seguintes temas e cada grupo terá de apresentar argumentos que justifiquem a teoria de cada pensador.

Perguntas do Professor

a. Cada grupo vai explicar brevemente cada uma das teorias.
Ari: Quanto mais próximo da superfície, mais tendência ele tem de voltar. Um pedra tem maior tendência de voltar à sua origem.
E o nome da Teoria?
Gal: Concluiu que o movimento de queda é uniformemente acelerado e permite descrever matematicamente, por meio da função horária.
E o valor da aceleração?
b. Qual das Teorias foi considerada correta por mais tempo?
Gal: Aristóteles foi considerada correta.
c. Quais evidências reais cada uma delas tem ao seu favor?
Ari: A forma do objeto, no dia a dia, uma folha de papel, é plana, o volume é maior, ela retarda a queda. Ele se baseia no cotidiano. Ele fala que depende do volume.
Gal: Ari dizia, que se se joga uma pedra para cima, ela volta para a terra, pois a terra está no chão. Queria provar que não importa o peso das coisas, para que uma caia mais rápido que outra, ele queria provar que isto está errado, no vídeo o rapaz mostra que duas bolas de peso diferente caem simultaneamente.
d. Corpos mais pesados realmente caem mais rápido?
Gal: Depende da aerodinâmica, se só variar o peso, não. Tem que variar o volume, e depende da aerodinâmica do objeto. A folha cai mais devagar que uma pedra, pois ela tem mais (menos, corrige Ari) aerodinâmica.
Ari: O corpo mais pesado tem uma maior tendência a voltar ao seu lugar natural. Geralmente o movimento que ocorre quando o corpo sobe, há uma intervenção, não é natural.

Perguntas dos Defensores de:

Galileu

a. Por que vocês acham que a Lei da Queda Livre está correta, segundo Aristóteles?
R: Por causa que a lei que ele (Ari) propôs, só funciona "na gravidade", entre uma pedra e um lápis, a pedra cai mais rápido. No vácuo, os objetos cairiam ao mesmo tempo.
b. Que experimentos Aristóteles fez para comprovar que um objeto pesado cai mais rápido que um objeto leve?
R: Naquela época, não existiam tantos recursos, como na época de Galileu, então seria algo muito vago, ele poderia poder jogar uma pedra, mas não tinha como fazer vácuo na época.
c. Como ficou conhecido o modelo da Terra que Aristóteles propôs?

Aristóteles

a. Por que Galileu resolveu fazer um experimento sobre a Gravidade, sendo que Aristóteles já havia proposto uma teoria sobre a atração dos corpos?
R: Ele queria quebrar a Teoria do Ari, para provar a dele, ele queria mostrar que a dele era a certa.
b. Por que há contradições nos experimentos que Galileu realizou?
R: Não sabem.

Mas, quais são as contradições?

Ari: Experimento da rampa, por que ele usou uma rampa inclinada se a queda dos corpos é vertical?

Gal: Por isso que ele fez o do tijolo, pois do da rampa não tinha funcionado.

domingo, 4 de agosto de 2013

02/08/13 - Resumo da Aula

Na aula de hoje vimos os seguintes conteúdos e recados:

1. Dúvidas dos exercícios 12, 14 e 25 do trabalho de férias.
2. Recado da tarefa para casa: leitura das páginas 33 à 36 e assistir o vídeo abaixo (até 8:50min) para se preparar para um Debate de Aristóteles x Galileu.
3. O exercício 25 foi cancelado do trabalho por estar faltando um dado.